Respostas

A melhor resposta!
2013-12-19T21:34:33-02:00
Primeiro, calculamos com a velocidade de 100km/h
100km ----- 1 hora
400km ----- x horas

100x = 400
x = 4 horas

Agora, com a nova velocidade de 80km/h
80km ----- 1 hora
400km --- x horas
80x = 400
x = 5 horas

Logo, agora gasta uma hora a mais de ônibus.

Espero ter ajudado, bom estudo!

3 5 3
  • Usuário do Brainly
2013-12-19T23:41:02-02:00
* cálculos para a primeira velocidade (100 km/h), no percurso de 400km, faz-se a regra de três:

km ---------- h

100 --------- 1
400 --------- x

100*x = 400*1
100x = 400
x = 400/100
x = 4

o tempo decorrido (t) é de 4 horas no trajeto.

** cálculos para a segunda velocidade (80 km/h), no percurso de 400km, faz-se a regra de três:

km ---------- h

80 --------- 1
400 --------- x

80*x = 400*1
80x = 400
x = 400/80
x = 5

o tempo decorrido (t) é de 5 horas no trajeto.

conclusão: gastou-se 1 hora a mais no trajeto, com a aplicação da segunda velocidade (velocidade reduzida).