Respostas

2013-12-20T17:43:22-02:00
Depende de que período estamos falando, pois muitos dos ancestrais dos seres que existem hoje, já forma extintos, em decorrência de diversas pressões evolutivas ao longo dos tempos. As mutações foram moldando os organismos ao logo desse período ao ponto de termos indivíduos com postura ereta e presença de dedo opositor na mão, que talvez seja uma das maiores evoluções em relação aos seus ancestrais mais distantes.
2013-12-20T17:53:08-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Glecy,

O que diferencia os ancestrais do seres atuais é que, ao longo do tempo, os indivíduos que estavam mais adaptados às mudanças do ambientes tiverem mais filhotes, deixando mais cópias de suas características nas gerações seguintes.

Desse modo, ao longo de um tempo gigantesco e difícil de imaginar, dentes mais fortes podem ter surgido, hábitos de vida diferentes, bem como partes do corpo maiores ou menores. 

Um dos maiores exemplos disso é o tentilhão de Darwin, um pássaro que chegou em um conjunto de ilhas e que acabou originando várias outras espécies, adaptadas a determinados tipos de alimentos específicos (ou seja, há espécies que se especializaram em comer sementes duras, de modo que os indivíduos com bicos mais duros e grossos foram sendo favorecidos ao longo das gerações.

Veja a figura para ter uma perspectiva mais clara do processo. Mostram os tentilhões de Darwin, que se originaram de uma única espécie que chegou ao arquipélago de Galápagos há centenas de anos.
1 5 1
Recomendo também a leitura do Livro O Espectáculo da Vida, de Richard Dawkins