Sobre células a combustível.

O reagente usado, que entra,tem que ser algo que forneça hidrogênio (um álcool, gás hidrogênio, hidrocarbonetos... etc).Ao passar pela primeira placa ele sofre oxidação e se torna H+ e elétrons. Os H+ passam pela membrana, os elétrons passam por cima. No outro lado, entra gás oxigênio que junta-se aos elétrons e os H+ e formam água. Produtos liberados= água e calor. (Isso foi o que eu entendi lendo sobre o assunto)

Se for assim, tudo o que for liberado além disso deve ser ignorado nas reações, porque é simplesmente excesso/algo não usado? E obrigatoriamente será liberado água e calor, mesmo que ocultem essa informação?
E outra, por que as vezes são mostradas hidroxilas passando pela membrana?? De onde elas surgiram? Por que estão se movendo?
Um bom exemplo de onde isso acontece é aqui:
http://estaticog1.globo.com/2010/11/28/fuvest/1fase/anglo/Q36.pdf
(Fuvest 2010)


1
Nossa! Que questão grande *
Pois é, mas não vi como dividir, já que eu coloquei todo um raciocínio pra explicar o que eu não estou entendendo...
Mas coloquei o máximo de pontos possíveis
Colocaria 500 se fosse permitido hahaha
kkkkkkkk

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-21T21:31:17-02:00
São perguntas bastante lógicas, mas tentarei responder:
A)
Naquele meio, só há o contato do Hidrogênio e do Oxigênio em meio ao hidróxido de potássio, logo, como o potássio só está ali para o funcionamento deste ciclo, ele deve ser ignorado.
B)
Já que consideremos a pilha como funcionando, a todo momento haverá essa passagem de água que será destinada ao consumo dos astronautas e o movimento desses elétrons (produzirão calor).
C)
Aquelas hidroxilas provêm do cátodo, onde são formadas da união de 1/2 O2 com o H2 que veio do ânion, logo essa união forma água obviamente, mas temos que lembrar, que a água como toda união molecular está se associando e dissociando ininterrumptamente, logo, haverá tanto H2O quanto H+ e OH-.

Espero ter ajudado, amei a questão!
3 4 3
Ainda estou um pouco confusa, mas deu uma clareada agora! Farei mais exercícios a respeito disso e qualquer coisa posto novamente...Valeu!
Massa, ótimo, bacana. ^^