1.Uma vela de parafina queima-se, no ar ambiente, para formar água e dióxido de carbono. A parafina é composta por moléculas de vários tamanhos, mas utilizaremos para ela a fórmula C25H52.
Tal reação representa-se pela equação: C25H52 + O2 --------> H2O + CO2 . Responda:
a)Quantos mols de oxigênio são necessários para queimar 3,0 mols de parafina?
b)quanto pesa esse oxigênio?

2.
Qual a quantidade máxima, em gramas, de carbonato de cálcio que pode ser preparada misturando-se 2 mols de carbonato de sódio com 3 mols de cloreto de cálcio, conforme a equação: Na2CO3 + CaCl2 à CaCO3 + NaCl.

2
Everton, qual a resposta na número 2 , eu não entendi!

Respostas

2013-12-23T14:57:45-02:00
1)
Primeiro temos que balancear a equação:
C25H52 + O2 -----> H2O + CO2
C25H52 + 38O2 -----> 26H2O + 25CO2

Se é necessario 38mols de O2 para produzir 1mol de parafina, temos uma regra de 3:

38/1 ----- x/3
x = 38*3 = 114 mols de O2 para produzir 3 de parafina<-- Resposta da A

1mol de O2 ---> 32g
114 mols ---> x
x = 114*32 = 3 648g


B)
1 mol de O2 = 32g
114 mols = xg
x = 114*32 = 3 648g

2) Primeiro balanceamos a equação:
Na2CO3 + CaCl2 -----> CaCO3 + 2NaCl

CaCO3 = 40+12+16*3 = 100g/mol
CaCl2 = 40 + 35,5*2 = 111g/mol

Agora fazemos uma regra de 3:
111/1 = x/3
x = 333g de CaCl2
Assim, vemos que o CaCl2 está com 2mols a mais do que o máximo.
111/100 = 333/x
33300 = 111x
x = 300g de CaCO3

Logo 300 - 100 = 200g a mais do que o necessário, portanto a quantidade máxima é de 100g.

Espero ter ajudado!


3 5 3
suas respostas estão diferentes do resultado do meu gabarito
Ewerton! Qual a sua resposta na número 2?
A melhor resposta!
2013-12-23T15:25:34-02:00
Número 1) Balancear a equação.

 a)       C25H52 + 38 O2   ~>  26 H2O +  25 CO2
      1mol --------38mol
     3mol ---------x

x = 114 mol de O2

b)  1 mol de O2 = 32 gramas
 114 mol -----------y

y = 3648 g  ~>  dividido por 1000 ~> 3,648 kg


2)  Vamos ver qual o reagente limitante :

        Na2CO3 + CaCl2 ~>  CaCO3 + 2 NaCl
        1mol --------1mol
         2mol ----------y

y =  2 mol  de CaCl2 são o necessário . Porém foi  misturado 3 mol . Logo o CaCl 2 é o reagente em excesso .

VOLTANDO A REAÇÃO :

           Na2CO3 + CaCl2 ~>  CaCO3 + 2 NaCl 
           1mol ---------------------1mol
           2mol -----------------------y

y  = 2 mol de CaCO3 .

1 mol de CaCO3 = 100 g .
2mol  -----------------x

x = 200 gramas de CaCO3




1 5 1