Respostas

2013-12-23T22:30:01-02:00
Qt maior o nº de camadas maior é o raio do átomo....entretanto,o cátion é menor q seu átomo de origem pq o cátion perde elétrons, daí diminui a repulsão entre os elétrons e os prótons do núcleo atraem mais os elétrons e o raio diminui,da mesma forma que o ânion é maior q seu átomo de origem,pq ânion ganha elétrons, daí a repulsão entre os elétrons aumenta, aumentando o raio também.
1 3 1
A melhor resposta!
2013-12-24T01:23:46-02:00
O raio atômico é a distâcia do centro do núcleo do átomo até último elétron na camada de valência, o raio iônico usa basicamente a mesma definição do raio atômico, porém ocorre algumas alteração no seu tamanho, quando ele é um cátion e quando ele é um ânion;
- cátion: neste caso o raio iônico é menor que o raio atômico do átomo que o originou, pois como o atómo perde elétrons ocorre um aumento da sua carga efetiva, que é calculado pelo números de prótons  menos o  número de elétrons intermediários que exercem o efeito de blindagem, e por consequência a atração que o núcleo exercerá sobre os elétrons sera maior, diminuido a eletrosfera e consequentemente o raio iônico.
 - ânion  : ao contrário do cátion, o raio iônico de um ânion é maior que o raio atômico do átomo que o originou, pois quando ocorre a entrada do elétron na camada de valência, ocorre a expansão  da eletrosfera porque os elétrons tendem a se afastarem, aumentando o raio.
2 5 2