Respostas

2013-12-26T21:15:43-02:00
Os pré-socráticos foram filósofos de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento humano ao  longo dos anos e para o nascimento do que hoje a concebemos como filosofia.
Foi o primeiro passo para a evolução da filosofia grega. Os pré-socráticos questionavam problemas cosmológicos, como a origem do universo, da vida, natureza e o fim dos mesmos. A cosmologia buscava um visão racional, sistemática e ordenada do que os cercavam.  Investigavam o princípio universal, imutável e eterno que resume na indagações: De onde venho? Para quê? Para onde vou?. A contraposição é característica marcante das ideias pré-socráticas, um dos maiores representantes Heráclito descrevera a crucialidade da existência do contraponto: noite-dia; bem-mau; quente-frio; claro-escuro. A famosa frase ''Os opostos se atraem'', tem seu fundamento nestas vertentes. É importante também atentar para a constante transformação das coisas que nunca são as mesmas ''Um mesmo homem não se banha duas vezes no mesmo rio''.
A cosmogonia é a narração do nascimento dos deus, presente no período pré-socrático era utilizada para explicação dos fenômenos cotidianos, como uma tempestade em alto mar poderia ser explicada pela ira do deus Poseidon.

1 5 1