Respostas

2013-12-27T11:56:50-02:00
Para traçar a mediatriz de um segmento basta voce fazer a reta desejada e seguir os passos abaixo:

1° - fixar a ponta de ferro do compasso em uma das extremidades do segmento
2° - faça uma abertura que passe um pouco da metade do segmento
3° - faça uma semi circunferencia

Agora voce precisa repetir os passos anteriores, mas desta vez será na outra extremidade do segmento.

4° - fixar a ponto de ferro na outra extremidade do segmento
5° - faça uma abertura que passe um pouco da metade do segmento
6° - faça uma semi circunferencia

O local onde as semi circunferencias se encontrarem você irá traçar uma reta concorrente ao seu segmento, formando a mediatriz.

Vou colocar uma desenho para voce entender como é de forma ilustrativa!

Espero ter ajudado!

Bom estudo! :)
1 5 1
A melhor resposta!
2013-12-27T12:03:33-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se é para desenhar, eu explico como se faz com o primeiro, o procedimento é o mesmo.

1 - Trace uma reta. Marque o ponto A. Com a régua, a partir de A, marque o ponto B em 4 centímetros.

2 - pegue um compasso. Coloque a ponta seca em A e o grafite em B. dê um tracinho para cima e outro para baixo  Troque o compasso de lado (sem mexer na abertura!!!) : ponta seca em B, grafite em A e faça um tracinho em cima e outro em baixo, cruzando com os tracinhos que você já tinha feito. Vai ficar parecendo um x e cima e um x embaixo.

3 - pegue a régua e ligue os centros dos "xix" de cima e debaixo. Pronto. Você acaba de traçar a medianiz.

Na imagem anexa você vai reparar que o grafite não foi colocado nos pontos de extremidade do segmento. Funciona. Você só precisa dar uma abertura que ultrapasse a metade do segmento. Se você abrir menos que a metade os arquinhos não vão se encontrar.


Agora é só repetir o procedimento com os outros segmentos.
1 5 1