Respostas

2013-12-30T17:31:57-02:00
 A primeira lei de Mendel é caracterizada por observar apenas uma característica de cada vez. Podemos representar essa lei em muitas situações diferentes:
(A) (a) se representarmos (A) como característica dominante de ervilha lisa e (a) para recessiva, como sendo rugosa;

(B) para para cor amarela e (b), para cor verde;

(C) para indivíduos altos, e (c) para indivíduos baixos, e assim por diante.
Podemos perceber que para cada característica, usamos uma letra para fazer essas representações, e em seguida, é só brincar de fazer os cruzamentos, seja como homozigotos ou heterozigotos. Vou dar um exemplo abaixo para você ter uma base de como é fácil:

Vamos cruzar homozigoto(AA) com dominância para a forma lisa de semente de ervilha, e homozigoto (aa), onde esses alelos juntos dão origem a grãos rugosos. Então ficaria assim:

AA X aa= onde (A) seria indivíduos de grãos lisos (a), indivíduos que produzem grãos enrugados, teríamos uma prole de quatro indivíduos: Aa; Aa; Aa; Aa, onde todos eles são fenotipicamente constituidos de grãos lisos;

Agora se cruzarmos indivíduos heterozigotos, primeira geração: Aa x Aa, teríamos na segumda geração: AA; Aa; aA e aa, então terpíamos sementes lisas homozigóticas dominantes lisa(AA); genótipo heterozigoto (aA), mas lisa fenotipicamente, pois carrega o alelo dominante que determina a característica, e por último teríamos homozigóticas(aa) que teria fenótipo rugoso.