Respostas

2014-01-01T22:06:38-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Ronathan, 

Conforme as ideias de Thomas Kuhn, dentre outros intelectuais associados ao multiculturalismo, ressaltam a ideia de que a ciência se constitui enquanto apenas mais uma perspectiva de compreensão da realidade e que, por mais clara, objetiva, e exata que seja, trata-se de uma produção humana, o que ressalta o posicionamento de Maturana, por meio da qual toda ciência é uma ciência humana, carregada da subjetividade de seu produtor.

Logo, essa preponderância da razão na espécie humana também foi fragilizada pelos achados de Freud, no final do século 19 e início do 20, que demonstrou as tantas incertezas, processos inconscientes, emoções que influenciam em nossas decisões e vida em geral, de modo que o homem já não era entendido como tão racional quanto se supunha.

Logo, essa crise da razão é uma crise de subjetividade, ao ponto de que não podemos ser tão objetivos quanto supúnhamos, haja vista a limitação da experiência da realidade em função das características de nossos sentidos e forma de pensar.

Particularmente, não gosto muito do relativismo que eles tentam impor no mundo científico e acadêmico, percebendo isso enquanto um excesso por parte desses autores.
2 5 2