Uma questãozinha, bem fácil... só é do IME... nem parece que é questão do IME ^^ de tão fácil que é... tô dando 25 pontos, e ainda acho que estou exagerando ^^

2
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-02T16:35:37-02:00
Log5 18 =  \frac{log 18}{log 5}

Log(18)=Log(2 . 3²)
Log(18)=Log 2 + Log 3²(guarda) e passa o 2 pra lá,

Log(5)=Los \frac{10}{2}
Log(5)=Log 10-Log 2

Com isso,vemos que Log 10 3=Y, e Log 10 2=X,daí colocamos na equação de cima,
Log2+2 .Log3 = X + 2Y
e na outra..
Log 10- Log 2=1 - X

Então:Log 18 na base 5= \frac{X + 2Y}{1-X}
1 5 1
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
2014-01-02T16:45:48-02:00
Log 18 = log 2 . 3² = log 2 + log 3² = log 2 + 2 . log 3 = x + 2y

log 5 = log 10 / 2 = log 10 - log 2 = 1 - x

log₅18 = log 18 / log 5 =  x + 2y / 1 - x

Então item correto:  a.