Respostas

2013-04-21T13:24:52-03:00

Olá jessikinha!

 

Vamos la! Substitua os números dados a cada letra e coloque-as entre parentêses.

 

 x - y - z =

(-20) - (-30) - (-40) = 

 

ATENÇÃO! É IMPORTANTE VOCÊ PERCEBER QUE O SINAL DADO NA EXPRESSÃO É TOTALMENTE DISTINTO DO SINAL DADO NO NÚMERO. POR ISSO EXISTE NA EXPRESSÃO POR EXEMPLO : " - (-30)". PARA VOCÊ NÃO SE CONFUNDIR NISSO, SEMPRE SUBSTITUA A LETRA PELO O NÚMERO DADO, MAS SEMPRE COLOCANDO ENTRE PARENTÊSES.

 

(-20) - (-30) - (-40) = 

-20 +30 +40 = 

-10 + 40 = +30

 

OBS: TODA VEZ QUE EXISTIR UM SINAL DE FORA DO PARÊNTESES E UM DENTRO DO PARÊNTESES, MULTIPLIQUE PRIMEIRO OS SINAIS E DEPOIS RESOLVA OS NÚMEROS NORMALMENTE. VEJA UMA TABELA DE MULTIPLICAÇÃO DOS SINAIS:

 

+ com + = +

- com - = +

+ com - = -

- com + = -

----------------------------------------------

Dado o conjunto { x ∈ Z* / -3  <  x  <7}

 

Dica para você entender melhor quando um conjunto é escrito da forma acima: não leia como está escrito, leia na tradução da letra. EX: ∈ = pertence.

 

Perceba que Z é o conjunto dos inteiros, porém ele está levando um asterístico (*). Isso quer dizer que, está contido no conjunto, todos os números inteiros MENOS O ZERO. Após a barra vertical (tal que), ele diz os limites desses números inteiros, portanto, apenas coloque entre as chaves os números INTEIROS maiores que -3 e menores que 7. Veja:

 

A = {-2,-1,1,2,3,4,5,6,} Este são os elementos dos conjuntos.

 

OBS: não se esqueça de que o zero foi excluido por causa do asterístico (*) e que também o -3 e o 7 não incluem no conjunto, já que o simbolo determinado foi o >< e não o ≥≤.

 

Espero ter ajudado :)