Respostas

2013-04-21T14:54:04-03:00
novo regionalismo e o papel dos serviços no desenvolvimento: transformações das hierarquias econômicas regionais Anita Kon

 

Resumo

 

Este trabalho analisa o papel das atividades de serviços como indutora do desenvolvimento sócio-econômico, a partir dos efeitos regionais da reestruturação produtiva que se verifica mundialmente na atualidade. A análise adota uma abordagem teórica recente discutida sob a denominação de “Novo Regionalismo”, que apresenta a discussão sobre crescimento econômico e desenvolvimento regional a partir de um novoparadigma de governança e não apenas como um movimento político e econômico. Examina novas formas hierárquicas regionais de concentração econômica decorrentes do processo de reestruturação produtiva e política, que se traduzem particularmente em novas formas de regionalização. Este trabalho analisa primeiramente os elementos responsáveis pela reestuturação produtiva, desenvolvimento econômico e aumento da relevância dos serviços. Em seqüência, os impactos esta dinâmica são observados em seus efeitos regionais e particularmente pelas transformações nas hierarquias regionais, e pela definição denovos padrões de regionalização, verificando-se que as atividades de serviços têm uma função prioritária na difusão do processo de mudanças e de desenvolvimento regional.



  • Usuário do Brainly
2013-04-21T14:55:32-03:00

Regionalismo: Movimento literário que se caracteriza pela recriação ficcional ou poética da linguagem, da ambiência e dos tipos humanos de uma região.

 

Espero ter ajudado! :)

3 4 3