Respostas

2014-01-06T15:27:35-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A doutrina Truman combatia o comunismo à medida que justificava, politica e ideologicamente, a intervenção militar estadunidense em qualquer país que estivesse sendo influenciado ou "oprimido" pelo socialismo.
Ao impedir o avanço do socialismo, os EUA se fortaleciam politicamente, ampliando sua influência no mundo, e ao mesmo tempo garantiam a manutenção de grandes gastos no setor militar, o que permitia grande desenvolvimento econômico e afastava a possibilidade de uma crise econômica pós final da segunda guerra mundial.
Toda essa situação representa bem o cenário da Guerra Fria, na qual as superpotências não se enfrentavam diretamente, pois isso levaria a uma "destruição mútua assegurada", e sim exerciam influência sobre países periféricos.