Segue exercício: A resposta é 30, mas qual cálculo devo utilizar para chegar nesse resultado?

Antes do início da última rodada de certo jogo, a diferença entre o número de fichas de Mônica e o de Lívia era igual a 20. Na última rodada, ambas perderam 6 fichas cada, e assim, Mônica ficou com o triplo do número de fichas de Lívia. Desse modo, é correto afirmar que o número de fichas de Mônica, no final desse jogo, era igual a?

2
Uma palavra de apoio as vezes ajuda, quando você não sabe da resposta.
Valew Pessoal! <Samira> :)
Abraços! Qualquer coisa, chame o Guther. Não tenho dinheiro, mas tenho conhecimento.
kkkk, certo
Os seis pontos que foram perdidos por ela não entram na equação?

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-06T21:04:53-02:00
Leevankosh,agora fiz resumido:

 início= a diferença de fichas de Monica e Livia= 20
 ultima rodada: as duas perderam 6 fichas, e 
  Monica ficou com o triplo de ficha de Lívia, sendo assim ,no início,Monica tinha 20 fichas a mais que Livia
  
m(MONICA)+20=L(LIVIA)

  M-6= 3xL
 M=3L
  M=L+20
  3L=L+20
  3l-l=20
l=20/2=10
No final do jogo:
    M=3L
M=3.10
M=30


3 4 3
m= m. =3L-14 , ou L-20
ok
estou tentando chegar em uma resolução mais simples, mas obg pela ajuda, amanhã escolha a melhor resposta para a pontuação :)
Consegui uma resolução mais simples, e editei
Obg
2014-01-06T21:18:00-02:00
Ufa.. até que enfim! haha
Bem, assim fica:

(Adote Mônica = y e Lívia = x)
x+20 = y (20 fichas de diferença) 
 \frac{y}{3} = x   (Mônica tem o triplo)

 \left \{ {{x+20=y} \atop {x=y/3}} \right.
 \left \{ {{x+20=y} \atop {3x=y}} \right.   X(-1)
 \left \{ {{x+20=y} \atop {-3x=-y}} \right. (corta os "y"s)
-2x+20 = 0
x= \frac{-20}{-2}
x=10

Agora, substitui-se o valor encontrado para x em uma das equações.

3x=y
3.10=y
y=30 

;D

ᴳᵒᵈ ᵇᶫᵉˢˢ ᵞᵒᵘ 
2 5 2
OK, estou avaliando, e amanhã eu escolha a melhor resposta! Obg :)
De nada ;)