Caracterize as estruturas celulares (Retículo endoplasmático Rugoso e Liso,Complexo de Golgi,Mitocôndrias,Lisossomos,Peroxissomos,Centríolos,cílios,flagelos,Plastos,Mesossomos,Núcleo e nucléolo.
Localização na célula,função desempenhada,grupo de seres vivos em que estão presentes.

1

Respostas

2014-01-10T10:45:08-02:00
O retículo endoplasmático rugoso e  liso são organelas membranosas, ou seja, encontrada apenas em seres eucariontes no citoplasma celular. O rugoso é chamado assim porque em sua estrutura existem ribossomos (organela não membranosa) e sua principal função é a síntese de proteínas. Já o liso, é chamado de agranular, e ele tem papéis muito importante no nosso organismo pois ele participa da sintese de lipídeos, como os esteróides. Ele desintoxica o organismo como os peroxissomos.

O  Complexo de Golgi é uma organela membranosa também igualmente encontrada nos eucariontes no citoplasma. Ela tem uma função muito interessante além da produção do lisossomo ( que é responsável pela “digestão” intracelular, ou seja, a degradação de partículas que nao estao desempenhando seu papel de  forma satisfatoria). Ele produz o acrossoma, que fica na parte de cima da cabeça do espermatozoide que ajuda a degradar a membrana externa do ovulo, facilitando a penetração.


A mitocôndria possui  DNA proprio. Fato muito importante na evolução da nossa especie  que esta explicado na teoria da endossimbiose. Quando o acrossomo rompe a zona pelucida do ovulo, somente o nucleo com seu material genetico  entra  , deixando assim as mitocondrias que estão perto da cauda para auxiliar na movimentação fora. O que quer dizer que quando necessita de um exame de DNA materno, é só analisar o material genetico da mae e do filho a partir da mitocondria, pois é um material exclusivo entre os dois. Alem disso, a mitocondria realiza um papel fundamental  que é a respiração celular. Nela acontece o ciclo de Krebs e cadeia respiratoria , para a praduçao do ATP.

Os centríolos é fundamental na divisão celular na formação do fuso mitótico. Além disso, produz os cílios  e flagelos que são os responsáveis para a movimentação do determinado corpo que o contenha como o espermatozoide.


Plastos são organelas exclusivas de plantas e algas, que se diferenciam de acordo  com a função exercida. O mais conhecida é o cloroplasto responsavel pela fotossintese.

O mesossomo é muito interessante, porque ele é uma invaginação da membrana plasmatica que está presente em alguns tipos de bactérias. Para dar enfase em sua importancia é importante relembrar que as bacterias sao seres procariontes, aqueles que nao possuem essa variedade de organelas membranosas existentes nos eucariontes, e sim, alem de outras peculiaridades os ribossomos  e seu material genetico. Por isso, e nele que é realizado a respiração e também a fotossintese, por apresentar pigmentos para tal evento.


 O nucleo, estrutura exclusiva nos seres eucariontes. Armazena o material genetico, protegendo-o e regula as reações que ocorrem dentro da célula.

 No nucleolo,  além de outras funçoes, é produzido o ribosso atraves do RNA ribossomico encontrado ali e proteinas. Como essas sao estruturas polipeptidicas ( muito grande), explica o porque de o nucleolo ter poros em seu nucleo.

 Eu citei fatos mais comentados em cada uma das estruturas, existem inumeras outras funcoes. Espero ter ajudado.
1 5 1