2) Se um homem for heterozigoto para o albinismo:



I.
Qual a proporção dos espermatozoides que conterão um gêne A e dos que conterão
o gene a?

II. E
se casar com uma mulher albina, quais os provaveis tipos de filhos?

III. E
se casar com uma mulher heterozigota, qual a possibilidade de nascimento de uma
criança albina?



a) I.
100% A. II. todos normais. III. 25%

b) I.
50% A e 50% a. II todos normais. III. 25%

c) I.
50% A e 50% a. II. Todos albinos. III. 50%

d) I.
50% A e 50% a. II. normais ou albinos. III. 25%

e)
I.50% A e 50% a. II. normais ou albinos. III. 50%
E a explicação de como chegou a essa resposta.

2

Respostas

2014-01-11T19:43:54-02:00
Alternativa (d)
Justificativa:
l) Se o homem é heterozigoto, produz dois tipos de gametas, na mesma proporção;
ll)Se ele (Aa), se casa com a mulher albina (aa)tem 50% de chance de ter um filho albino, isso vai ocorrer ao acaso, dependendo do alelo que ele doará;
lll)E se le (Aa) casar com uma mulher é heterozigota (Aa)terá prole na seguinte proporção: AA; Aa; aA, ou aa----->que corresponde a 25% para albinismo.
3 2 3
A melhor resposta!
2014-01-11T21:07:59-02:00
Resposta D.

Considerando que o albinismo é uma herança autossomica recessiva. Neste caso para ser afetado é necessário herdar um alelo afetado tanto do pai como da mãe.
 Como ele é heterozigoto apenas porta o gene.
Na segunda hipótese se ele casar com uma mulher albina, parte de seus filhos serão albinos e parte serão normais.
 A a x aa
= A a
=Aa
=aa
=aa
Na terceira hipótese se ele casar com uma mulher heterozigorta
A a x A a
= AA
=Aa
=Aa
=aa
Neste caso apenas 25 por cento de seus filhos serão afetados.
3 4 3