Respostas

2014-01-12T16:41:36-02:00
Seja o ordenado = x
A pessoa gasta 3x/5 com despesas + 1/4 do RESTO que sobrou. Logo, temos que calcular 1/4 do resto.
Nesse caso, o resto é x - 3x/5 = 2x/5.
1/4*2x/5 = 2x/20 = x/10.
Portanto, essa pessoa gasta x/10 consigo mesma. E economiza, ou seja, ainda sobram 900 reais. Vamos transformar isso numa equação:

x - x/10 - 3x/5 = 900 m.m.c = 10

10x - x - 6x = 9000

3x = 9000 \\  \\ x = 3000.

Logo, o ordenado dessa pessoa é de R$3.000,00.

Espero ter ajudado!
1 5 1
Obrigada pela ajuda!
De nada!!! Dê melhor resposta, por favor, falta pouco para eu subir de nível :)
A melhor resposta!
2014-01-13T02:16:36-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Inicialmente, vamos somar as frações que representam seus gastos:
3  +  1  =  
5      4
mmc (5, 4) = 20
12 + 5 =  17
   20        20
A pessoa economiza R$ 900,00, que equivale a   3   do seu ordenado.  
                                                                       20
Vamos calcular quanto essa pessoa ganha:
 3    x =  900     
20
3x = 900 * 20
3x = 18.000
x = 18.000 ÷ 3
x = 6.000

Resposta: Essa pessoa ganha R$ 6.000,00
1 5 1