Como é que um número infinito pode se encaixar em uma régua, sendo que, não pode ser aproximação?

EX: 3,33333333333333333333333333333...

Não quero saber se o número se encaixa em um ponto aproximado, quero saber se existe alguma forma de um número infinito chegar a um ponto exato da reta.

2

Respostas

2013-04-22T11:24:49-03:00

Olá Jonathan, perceba que podemos transformar numa fração geratriz:

 

3+\frac{3}{9}=\frac{30}{9}=\boxed{\frac{10}{3}}

 

Acredito que agora dê. Abraços !

1 5 1
A melhor resposta!
2013-04-22T15:14:47-03:00

Como o rapaz falou, é preciso transformar a dízima em fração geratriz, da seguinte forma:

 

Coloque o 9 no denominador: 3/9

 

Se o algarismo inteiro não for 0, multiplique o denominador 9 pelo número inteiro e some pelo numerador, assim, finalmente, coloque o denominador novamente.

 

9 x 3 + 3 /9

30/9

 

R: 30/9 = 10/3

2 5 2