Respostas

2014-01-13T22:57:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

O objetivo dos exploradores espanhóis e Portugueses eram enriquecer ao obterem uma alta lucratividade com o gigantesco empreendimento que foram as grandes navegações. Porém as dificuldades eram inúmeras, o que poderia ser comparado a irmos colonizar a Marte.

Diferente dos portugueses, os espanhóis encontraram civilizações avançadas na região que invadiram / colonizaram da América, com cidades maiores e com maior população que muitas da Europa. E, o mais importante, grandes quantidades de ouro e prata acumuladas, bem como outros produtos acumulados.

Desse modo, os fatores que motivaram a invasão/colonização da América pela Espanha foi a obtenção rápida dessas riquezas após derrotarem os povos nativos, aproveitando também para dominarem essa população e a utilização desses indígenas para trabalharem nas minas de prata, por exemplo as de Potosí, gerando ainda mais riquezas para a população.

Vê-se, portanto, é que a rentabilidade do empreendimento colonizador na região era extremamente proveitoso para a Espanha, ou seja, o investimento recompensava o custo.

Já no caso dos portugueses nas terras que seriam o Brasil, a colonização ocorreu apenas quando o comércio com as Índias e outros países orientais deixou de ser tão rentável e já se havia desenvolvido a tecnologia para o cultivo da cana-de-açúcar nas ilhas de Madeira e Açores, bem como outras nações europeias (especialmente a França) ameaçavam tomar partes do território que hoje seria o Brasil, Portugal promoveu o sistema de capitanias hereditárias como uma tentativa de colonizar o gigantesco território que possuía na América.
1 5 1