Urgente! Explique todas as etapas do processo de transcrição de organismos eucariotos e procariotos.

1
O que realmente você quer saber?O que são células eucariotas e procariotas ?É isso ?
não! quero saber o processo de transcrição em organismos eucariotos e procariotos!

Respostas

2014-01-14T20:15:04-02:00
O processo de transcrição de RNA em procariotos é simples, onde um trecho do DNA é transcrito por enzimas dando origem a um RNA do mesmo tamanho do trecho transcrito,em seguida esse transcrito é usado integralmente,e dará origem a uma proteína. Todo esse processo ocorre no mesmo lugar e simultaneamente.

Nos eucariotos é bem diferente: o trecho transcrito é bem maior do que aquele que dará origem a uma proteína, la na frente (nos ribossomos, e fora do núcleo). Então, lá vai um passo a passo do processo:

O trecho transcrito de uma das fitas de DNA, (gene ou alelo) lá no núcleo, é chamado de pré-RNA  e passa por uma fase de maturação, onde enzimas clivam partes do transcrito, essas partes são chamadas de íntrons (partes que não vão servir na hora da codificação do transcrito em proteína), já as partes que vão realmente dar origem a uma proteína, é chamada de éxons. Então as partes úteis são soldadas (splissing). a partir daí, se tem um RNA mensageiro maduro, pronto para ser codificado numa proteína. Esse RNA maduro, só agora é levado do núcleo para o citoplasma, onde vai se agregar ao RNA ribossômico e aos RNAs de tranferência, formando um complexo, para a "fabricação" de proteínas. Observe que estes eventos ocorrem em tempo e em locais diferentes, ao contrário dos procariotos.
qualquer dúvida, só perguntar nos comentários.