É apenas uma dica: Para verificar (até mesmo numa calculadora científica) se -1/3 é uma das raízes desta equação, basta substituir todos os ''x'' da equação por -1/3, e caso zere, significa que é raiz, ou seja, um dos zeros da equação.
Veja:
3x²-2x-1=0
3.(-1/3)²-2.(-1/3)-1=0
3.(1/9)+2/3-1=0
1-1=0
0=0
Sim, -1/3 é raiz desta equação.

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-14T23:44:27-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
3x^2-2x-1=0  \\
\\
\Delta=(-2)^2-4.3.(-1)=4+12=16  \\
\\
x=\frac{2 \pm \sqrt{16}}{6}=\frac{2 \pm 4}{6}  \\
\\
x_1=-\frac{1}{3}  \\
\\
x_2=1
2 5 2
Valeeu :)
:-)
Obrigado por marcar a melhor
de boa. ^^
2014-01-14T23:48:42-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
3x²-2x-1=0 

a = 3           b= -2         c= -1
Δ = b² -4.a.c
Δ = (-2)² -4.(3).(-1)
Δ = 4 +12
Δ = 16

x= -b 
± √Δ
        2.a

x= -(-2) ± √16
         2.3

x= +2  ±  4
           6

x'= 2 + 4 =   6 =  1
        6         6

x" = 2 - 4  = -2  
÷ 2  =  -1 
         6         6  
÷ 2       3



S{ -1/3 ;  1}