Respostas

2014-01-15T17:37:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado André,

Como não é possível termos certeza da população indígena do Brasil, haja vista algumas estarem em regiões de difícil acesso (locais muito dentro das florestas, distantes de cidades e estradas), o que se pode analisar são os dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, com base nos dados divulgados pelo IBGE, no ano 2000, a população estimada de índios no Brasil foi de 734 mil pessoas.

Esse número, em comparação com os dados posteriores, demonstram um aumento da população indígena, seja decorrente do maior número de nascimentos seja pelo aumento da quantidade de pessoas que se reconhecem enquanto indígenas nos registros e pesquisas oficiais.

Nesse sentido, é preciso analisar que as políticas afirmativas (cotas para negros e índios) foram fatores decisivos para muitas pessoas superarem o preconceito e reconhecerem-se enquanto indígenas perante a sociedade. 

Ao contrário do que os livros induzem a imaginar, muitos desses índios são advogados, técnicos, dentre outras inúmeras profissões, morando em cidades e tendo uma vida semelhante às das demais etnias.

Se fôssemos analisar em termos de ancestralidade, quase todos os brasileiros seriam indígenas, haja vista que a grande maioria possui algum ancestral indígena.
2 3 2
2014-01-15T17:39:16-02:00
Segundo o IBGE 734 mil pessoas se auto-identificaram como indigenas em 2000. Concerteza é isto aki parçeiro.
2 5 2