Respostas

2014-01-16T14:16:17-02:00
   OLÁ , trata-se de regra de 3 composta



5 GATOS------5H/DIA-------------------10DIAS----------------------15LITROS DE LEITE
10                   X                           15                                   18 
 5/10.15/10.15/18=x/5
      
      x=2horas
espero ter ajudado!!!
1 5 1
Aline, eu inverti 5h/x em x/5horas porque é inversamente proporcional
Katiakell, sem querer ser chato, mas já sendo né! As grandezas horas x dia também são inversamente proporcionais, ou não? Assim como as gatos x horas..... desculpe se meu raciocínio estiver errado.
Voce está certo ,por estimativa já vi que está errada, obrigada
Obrigada Katia por tentar me ajudar! Eu agradeço bastante!
POR nada
A melhor resposta!
2014-01-16T14:32:27-02:00
GATOS         HORAS/DIA        DIAS          LITROS
     5                       5                    10                15
    10                      X                    15                18
 \frac{5}{x} = \frac{10}{5} . \frac{15}{10} .  \frac{15}{18} 

 
Observe que: - as grandezas gatos x horas são inversamente proporcionais
                       - as grandezas dias x horas são inversamente proporcionais
                       - as grandezas litros x horas são diretamente proporcionais
Assim após toda a simplificação x = 2, ou seja 2 horas por dia.

Observação.: não consigo colocar as frações como deveria.... sinto muito.
1 5 1
Obrigada Tiowann!!!
Eu fiz a conta e o x deu 2,5. A sua conta o x deu 2 exato?
Oi Alinne077 já refez os cálculos, aqui só encontro 2 horas exatas. Abraço!
Deu 2 mesmo! obrigada!
A disposição.