Respostas

A melhor resposta!
2014-01-16T21:24:07-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não sei sobre o tipo específico de composição  que pretende escrever ( redação,narrativa,conto)...mas presumo que seja uma redação mesmo.

Pelas 3 frases motivadoras,podemos perceber uma relação entre cultura e educação.

1. A cultura assusta muito.
Na atualidade,cada povo,grupo,associação ou sociedade pode ter(e geralmente tem) características culturais distintas. Seja com as "mulheres-girafa" da Tailândia,dos rituais de passagem( adolescente para homem) da tribo Satoré-mawé ou o gosto por insetos fritos,geralmente no território asiático. A partir daí,sabendo que costumamos tachar como errado aquilo que desconhecemos,podemos sim dizer que a cultura do "outro" nos assusta.E pessoalmente,creio que isso não é o problema( até porque,a ideia de certo e errado é muito relativa),mas sim tachar o outro como inferior.

2. É uma coisa apavorante para os ditadores.
Aqui começa a relação da cultura com a educação,consideraria até como uma relação metafórica.Veja:
Geralmente,conseguimos manipular mais facilmente alguém com menor capacidade crítica e questionativa do que outros,com uma capacidade mais forte.O que pode ser bem evidenciado com a ditadura militar que assombrou este país.Uma das ações dos militares foi fechar inúmeras universidades e centros estudantis,pois nestes lugares havia intensa discussão e rejeição sobre o golpe que estava surgindo e que logo se instalou aqui.Pode-se entender então que quanto maior a cultura,e por consequência,a educação de um povo,mais difícil torna-se a sua manipulação.O que com certeza assustou o Castelo Branco,Costa e Silva,entre outros.

3. Um povo que lê nunca será um povo de escravos.
Para mim,esta é uma frase com total relação com a segunda.Veja que,a escravidão dos africanos e asiáticos pelos europeus (imperialismo e neo-imperialismo) foi defendida com base na ideia de que estes eram superiores intelectualmente do que aqueles,principalmente pelo nível de cultura e educação que estes tinham (o que foi totalmente absurdo,claro).
2 5 2
Nem sabes o quanto te agradeço, fizeste me ver as coisas de um maneira totalmente diferente, obrigado :)