Respostas

2014-01-17T17:03:30-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Ana, 

Trata-se de uma questão bastante complicada. 

Por um lado, Taiwan ou Formosa se formou a partir de chineses que não concordavam com o regime comunista chinês, fixando-se nessa ilha. 

Nesse sentido, trata-se de uma sociedade avançada, capitalista, republicana, com altos investimentos em educação, boa participação no desenvolvimento de tecnologia, dentre outras áreas de ponta da economia mundial.

A China, por outro lado, não respeita os direitos humanos, é uma ditadura de partido único (o comunista) e hoje é a segunda maior economia do mundo, tendo superado o Japão há alguns anos.

Além disso, a China é um dos maiores credores da economia americana, emprestando dinheiro para que os EUA consigam superar as crises.

O problema aumenta quando a China considera que Taiwan não é um país, mas uma "província rebelde" de seu território e penaliza os países que reconhecem o governo de Taiwan enquanto uma nação independente. Os EUA apresentam parcerias comerciais e políticas com Taiwan, mas teme enfrentar a China abertamente, como no caso das afrontas aos direitos humanos e trabalhistas na China.

Por sinal, esse é um problema que atinge a maioria dos países democráticos, pois, sabendo da exploração e degradação dos trabalhadores chineses, submetidos a longas jornadas de trabalho sem direito à aposentadoria e outras conquistas, permitem que os produtos tecnológicos como computadores, celulares, dentre outros tenham um baixo preço, ao mesmo tempo em que as empresas saem de vários países em direção à China em busca de lucrar com os preços mais baixos e a tremenda exploração legalizada dos trabalhadores.

Nesse sentido, poderia dizer que entre a China, os Estados Unidos e Taiwan há quase 'uma guerra fria", com investimento em ataques hackers, exploração espacial e outras formas de tentar "amedrontar" os inimigos / concorrentes.
1 5 1