Respostas

2014-01-17T13:41:26-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
No que se refere as circunstâncias internas, o Brasil passava pelo período conhecido como crise do populismo(1961-1964), onde o modelo governamental desenvolvido por Vargas e JK, baseado em concessões populares para a manutenção do poder da elite, estava esgotado. Financeiramente, tínhamos contraído tantos empréstimos que as instituições financeiras mundiais exigiam a adoção de medidas que lhes dessem um forte controle sobre o país, de modo que lhes fosse seguro investir por aqui.
Externamente, ainda havia a ocorrência da guerra fria, na qual a grande potência capitalista (EUA) não hesitava em apoiar ditaduras, desde que se mantivessem longe do socialismo.

Com esse contexto, só faltava o estopim para que a crise resultasse em uma mudança drástica. E tal circunstância foi a política econômica de João Goulart, antecedida pela crise da posse (campanha da legalidade).
3 5 3