Respostas

A melhor resposta!
2014-01-18T20:40:57-02:00
Simples: Fração de Número:

Marcos pegou 1/5 = 80:5 = 16.1 = 16

Suray pegou 2/4 = 80:4 = 20.2 = 40

Vera pegou 1/8 = 80:8 = 10.1 = 10

Vamos saber se restou 1/4:

Somamos:

16 + 40 + 10 = 66 pirulitos. 

Subtraimos:

80 - 66 = 14 pirulitos.

Vemos qual valor de 1/4 do pacote de pirulitos e comparamos:

1/4 de 80 = 80:4 = 20.1 = 20 pirulitos.

Para ter restado 1/4 dos pirulitos teria que ter a quantidade de 20 pirulitos ,  no entanto restou 14 pirulitos. Dessa forma observamos e concluímos que não restou 1/4 dos pirulitos.
2 5 2
2014-01-19T12:05:55-02:00
1º vamos saber quanto cada um pegou:
Marcos pegou 1/5
 1   de 80 = 1 * 80 : 5 = 16.  
 5
Portanto, Marcos pegou 16 pirulitos.

Suray pegou 2/4 ou 1/2
 1   de 80 = 1 * 80 : 2 = 40
 2
Portanto, Suray pegou 40 pirulitos.

Vera pegou 1/8
 1   de 80 = 1 * 80 : 8 = 10
 8
Portanto, Vera pegou 10 pirulitos.

Resposta: 
Marcos pegou 16 pirulitos, Suray pegou 40 pirulitos e Vera pegou 10 pirulitos.
Somando tudo:
16 + 40 + 10 = 66 pirulitos
Sobraram:
80 - 66 = 14 pirulitos
 1   de 80 = 20
 4
Não restou 1/4 dos pirulitos.