Silicose, doença frequente em operários que trabalham em pedreiras, é um exemplo de consequência da autólise celular. A sílica, que se mistura ao ar inspirado, destrói determinados compnentes celulares, cujas enzimas resultam na morte das células pulmonares.

Os componentes celulares diretamente afetados pela sílica são:

a) os ribossomos
b) os centríolos
c) as mitocôndrias
d) os lisossomos
e) os peroxissomos

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-20T17:04:34-02:00
Resposta:Item d) os lisossomos

Justificativa:
As células captam essas partículas silicosas mas os lisossomos não pode digerir-las,com isso a sílica vai se acumulando,inflama e causa transtorno. 
3 5 3
2014-01-20T17:06:09-02:00
A resposta é d) os lissosomos
1 3 1