Respostas

2014-01-21T17:58:27-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado, 

O motivo da instalação do Governo-Geral no Brasil decorreu do fato que as capitanias hereditárias não deram certo, diferente do que ocorreu nas experiências anteriores realizadas em ilhas, como a da Madeira.e em Cabo Verde.

Nesse sentido, o projeto colonizador português partia de experiências já realizadas em algumas ilhas, através das capitanias hereditárias, de modo que transferia os principais gastos do empreendimento colonizador para particulares. Muitos, inclusive diziam algo semelhante a "tenho de conquistar por polegada as terras que o rei me dá em quilômetros", divido ao combate dos índios e franceses.

Exceto por Pernambuco e São Vicente, esse sistema falhou, pois os índios, em razão das invasões, eram escravizados pelos portugueses, bem como havia a destruição de sua cultura e a implantação de tipos de pressão que podiam fazer sobre os nativos em busca de tesouros.

Como as notícias se espalhavam rápido entre as tribos indígenas, muitas escolhiam fazer pactos com os franceses, povo europeu que estava mais interessado em fazer o comércio, de maneira que os portugueses eram vistos como inimigos por muitos povos. Isso explica, por exemplo, as dificuldades que eles tiveram em colonizar o Rio Grande do Norte, com a morte de dezenas de portugueses em cada tentativa.

Desse modo, o Governo-geral do Brasil serviu no interesse de aumentar o sucesso do projeto colonizador, ao auxiliar os donatários das capitanias hereditárias, bem como coibir abusos e estabelecer procedimentos de cooperação entre as capitanias, além, é claro, de recolher impostos e evitar a sonegação destes.
1 5 1