Respostas

2014-01-22T00:42:55-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Boa pergunta, caro Fernando.

Considerando que a água consiste na molécula H2O, na qual há hidrogênio e oxigênio, enquanto no ar atmosférico há inúmeros gases, pode-se afirmar com certeza de que há mais oxigênio, enquanto elemento absoluto, na água.

Vale ressaltar que o ar atmosférico apresenta cerca de 21% de oxigênio, em médio. Também é interessante saber que os peixes não respiram o oxigênio que integra a molécula da água, mas o gás oxigênio dissolvido na água.

Além disso, as concentrações do gás oxigênio na água variam muito conforme a proximidade dos seres cuja fotossíntese produz esse gás enquanto resíduo, como algas. Portanto, a mudança dessa quantidade de oxigênio na água é comum, por exemplo através da reprodução exagerada de bactérias ou algas, que consumem muito oxigênio e acabam resultando na morte de uma grande quantidade de peixes.

Portanto, estabelecendo uma média, a quantidade de gás oxigênio no ar é, em média, superior à encontrada nos ambientes aquáticos, estimulando com que alguns peixes, como os pirarucus e betas usem o ar atmosférico para respirar. Agora se considerarmos a presença absoluta do elemento oxigênio, em todas as suas formas, o ambiente aquático apresenta uma quantidade maior dele que o ar.
3 4 3
Considerei, em 1 metro de água tem mil litros. Esses mil litros ocupa um determinado espaço. No mesmo espaço, se colocarmos apenas oxigênio, possui mais oxigênio no recipiente do que agua salgada. Existe uma quantidade de oxigênio na agua do mar, e o oxigênio representa 20,95% da atmosfera terrestre.