A) Por que a população brasileira, durante todo o período colonial e até mesmo nos dias de hoje, se concentra basicamente nas áreas litorâneas?
b) No seu entendimento, essa concentração acarreta algum tipo de problema para o país? Justifique sua resposta e exemplifique.

1

Respostas

2014-01-23T00:08:57-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Carol,

Vamos às respostas:

a) Por que a população brasileira, durante todo o período colonial e até mesmo nos dias de hoje, se concentra basicamente nas áreas litorâneas?
Isso se deveu ao processo de colonização / invasão efetuada pelos portugueses nas terras que formariam o Brasil ocorrer através de transporte marítimo, bem como o modelo de colonização sendo de exploração era voltado à exportação de produtos primários e importação de produtos manufaturados. Desse modo, a dependência do mar favoreceu que a população

brasileira se concentrasse nas áreas litorâneas.

b) No seu entendimento, essa concentração acarreta algum tipo de problema para o país? Justifique sua resposta e exemplifique.


Sim, vários. O problema consiste em vazios demográficos e áreas com pouca densidade populacional em muitas áreas do país, notadamente na região norte.

Além disso, em razão do aumento da temperatura global e aumento do nível dos oceanos, muitas cidades densamente povoadas, como o Rio de Janeiro, Recife, dentre outras, correm risco de sofrer com o avanço do mar sobre a região metropolitana, acarretando grandes prejuízos.

1 5 1