Respostas

2014-01-23T15:40:43-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Poríferos : são os animais mais simples, não apresentam cavidade digestória, por isso são parazoários. No seu desenvolvimento em embriologia, eles param na fase de blástula, e por isso, não apresentam tecidos, órgãos, que são formados em fases seguintes. São animais sésseis, sem movimentação, e são restritos à água, seja doce ou salgada. Suas classes são : Ascon, Leucon e Sycon. Podem se reproduzir assexuadamente ou sexuadamente. Apresentam muitas células indiferenciadas, permitindo a regeneração. Os coanócitos, amebócitos e outras células são exclusivas desse filo. São animais filtradores, se alimentam pela filtração da água, e são bons indicadores biológicos.

Cnidários : São os primeiros enterozoários. São os primeiros e únicos animais diblásticos - dois folhetos germinativos, endoderme e ectoderme. Apresentam um sistema nervoso de arco reflexo. São protostômios, ou seja, o blastóporo origina primeiramente a boca. Apresentam apenas uma cavidade digestória. Alguns representantes : Caravelas, pólipos, medusas. Sua reprodução é em metagênese ou alternância de gerações.

Nematelmintos : São vermes cilíndricos. Como novidade, apresentam sistema digestório completo, sistema nervoso ganglionar ventral. A maioria das espécies são parasitas.

Anelídeos : são vermes em forma de anéis. São divididos em oligoquetas : minhocas, que são de poucas cerdas ; poliquetas : eunice e nereis sp, que são animais com muitas cerdas e vivem na água ; e os aquetas ou hirudíneos : são as sanguessugas, que são sem cerdas. Novidade : apresentam sistema circulatório e respiratório.

Moluscos : animais de corpo mole. Dentre eles estão : Cefalópodes : polvos, lulas ;
Gastrópodes : caracóis, caramujo, lesmas ; Bivalves : ostras, maricos e mexilhões.

Artrópodes : são os animais que dominam o planeta, pois estão em todos os ambientes, seja na água - crustáceos - ou na terra - insetos, aracnídeos - e até no ar.
Apresentam patas articuladas, carapaça impermeável de quitina. Respiram por diversos modos, como por sistema traqueal, branquial, filotraqueal.

Equinodermos : são animais exclusivamente marinhos. São as estrelas do mar, pepinos do mar, ouriços do mar. Apresentam endoesqueleto calcário. O sistema ambulacral faz quase todas as funções do corpo de um equinodermo.

Parasitismo : são quando seres vivos entram no corpo de um hospedeiro para sobreviver e se desenvolver. Exemplo : vírus, alguns vermes, alguns protozoários.

Esquistossomose : é causada pelo platelminto Schistossoma mansoni, que se desenvolve no interior do hospedeiro. A sua contaminação se dá através de caramujos, que carregam o verme, e ao contato com lagos, o verme penetra na pele, e causa a doença, que é conhecida por barriga d'água.


3 4 3