4) observando os blocos A, B e C de massa Ma=1,0 kg, Mb=2,0 kg e Mc=3,0 kg, estão apoiados sobre uma superfície horizontal sem atrito. uma força horizontal de módulo F=15n, atua sobre o bloco A, empurrando o conjunto. assim a aceleração do sistema de blocos será de:

5) sabendo que na mecânica as leis de newton são fundamentais para estudarmos o comportamento dos corpos utilize o conceito dessas leis, que trata-se do movimento dos corpos, repouso e equilíbrio, e escreva o que diz a terceira lei de newton e depois exemplifique.

6)uma força constante é aplicada em um objeto apoiado sobre um plano perfeitamente liso e horizontal, imprimindo-lhe certa aceleração. No momento em que esta força é retirada, podemos concluir que o corpo:
a)pára após diminuição gradual na velocidade.
b)adquire aceleração negativa até parar.
c)adquire movimento acelerado.
d)continua movimentando-se com velocidade igual á do momento em que a força foi retirada.
e)o objeto pára após a retirada da força.

7)sabendo que a força exercida pela terra sobre os corpos chamamos de peso e que pode ser expresso na forma p=m.a, onde p é o peso do corpo, m é massa, e a aceleração da gravidade. Assim tendo a massa de uma pessoa 65 kg. determine seu peso na terra e na lua, sabendo que a aceleração da gravidade na terra é de 9,8 m/s2 e na lua, de 1,6 m/s2.

1

Respostas

2014-01-23T13:23:47-02:00
4- Por se ter nenhuma resistência, podemos aplicar a fórmula F=m.a , sendo F a força aplicada no conjunto e m a massa do sistema (1+2+3)

F = m.a 
15= 6 . a
15/6 = a 
a = 2,5m/s²

5- A terceira lei de newton enuncia que para toda ação existe uma reação. Isso significa que se um corpo fizer uma força em outro ele receberá um força.

6- d sem atrito ou qualquer resistência o corpo tende a manter seu movimento. 

7- Na Terra P =m.a  P = 65 . 9,8 = P = 637N
Na Lua  P = m.a    P= 65. 1,6 = P =  104N