Respostas

2014-01-23T22:48:37-02:00
A biodiversidade é muito importante, pois uma das maiores vantagens dessa variedade, são o leque de genes (bagagem genética), muitos deles ainda desconhecido, e poder tirar proveito dessa riqueza, para produção de remédios, produtos cosméticos, usá-los na agricultura e aumentar ainda mais o potencial produtivo. Além das riquezas, podemos pensar na biodiversidade como um caminho da própria sobrevivência do homem, mo que diz respeito a estabilidade do clima e dos fenômenos naturais.
4 4 4
A melhor resposta!
2014-01-23T23:51:22-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sua questão é bastante interessante. Vamos à análise:

1) A perda da biodiversidade pode acarretar a diminuição da sustentabilidade e da capacidade do ambiente em possibilitar a vida humana com qualidade, como ocorreu no Haiti e outros países, transformando áreas desmatadas em desertos, contribuindo para problemas climáticos e danos à qualidade de vida, contribuindo para a instabilidade social e política das pessoas que vivem nesses locais;

2) O desequilíbrio na cadeia alimentar do ecossistema gerado pela perda de biodiversidade com o desaparecimento de uma ou mais espécies pode ser, economicamente, prejudicial à vida humana. Há algumas décadas, por exemplo, em uma ilha, pulverizaram grandes extensões de terra com DDT, um veneno bastante poderoso. Os insetos afetados por esse inseticida perdiam a coordenação motora e eram alvos fáceis para os lagartos da ilha. Cada lagarto comia vários insetos, acumulando a quantidade de veneno que havia nos corpos deles. Com o tempo, o próprio lagarto era afetado pelo veneno, devido a maior concentração após comer vários insetos, perdendo a capacidade de movimentos voluntários e tornando-se, por sua vez, presas fáceis para os gatos. Os felinos, ao comerem tantos lagartos quanto podiam, acumulavam ainda mais veneno em seus corpos, morrendo pouco tempo depois de ingerirem vários lagartos. Com isso, houve uma enorme praga de ratos que consumiu quase toda a comida na ilha, além de uma grande praga de baratas que comiam as casas de palha dos moradores. A solução foi importar gatos e lagartos de outras ilhas e parar com o uso do veneno no controle das pragas da plantação. Atualmente, um dos grandes problemas que se enfrenta está no desaparecimento das abelhas e outros polinizadores, cuja extinção acarretaria um prejuízo sem precedentes às plantações humanas que dependem desses agentes para produzirem frutas e sementes.

 3) Certos medicamentos e modelos de novas tecnologias podem surgir a partir da análise de compostos orgânicos de plantas e animais que ainda hoje desconhecemos, como veneno de rãs e extratos de plantas. A perda da biodiversidade contribuiu para que essas espécies desapareçam sem que possamos estudar suas potencialidades. Esses remédios podem ser decisivos para tratamentos mais efetivos e baratos para doenças que atingem a humanidade, tal como o câncer e gripes epidêmicas graves. Portanto, ao eliminar a biodiversidade de um lugar o ser humano pode perder a chance e encontrar substâncias extremamente benéficas e importantes para o futuro do bem-estar humano no planeta.
6 4 6
adoro quando minha mão dói escrevendo a resposta certa :D
:-D