Um avião para decolar necessita de uma velocidade de 720 km/h. Se ele parte do repouso, numa pista reta, e mantêm uma aceleração constante, determine.

Qual a velocidade do avião em metros por segundo?
Qual a aceleração o avião deve ter para decolar, após percorrer 2000 metros de pista?
Qual a aceleração calculada, qual o tempo que ele gasta para decolar?

2

Respostas

2014-01-24T11:12:37-02:00
Resposta

A velocidade em metros por segundo

Vm = 720km/h = 200m/s

A aceleração

Vf² = Vi² + 2a*S
200² = 0² + 2a*2000
40000 = 4000a
a = 40000/4000
a = 10m/s²

O tempo

Vf = Vi + at
200 = 0 + 10t
10t = 200
t = 200/10
t = 20s
1 5 1
A melhor resposta!
2014-01-24T12:11:50-02:00
Transformar uma velocidade que está em Km/h para m/s devemos dividir o valor por 3,6.
Logo:   720 / 3,6 = 200m/s

Para descobrirmos a aceleração devemos usar a equação de Torriceli,uma dedução que possibilita a resolução de problemas que envolvem aceleração e não apresentam dados de tempo. A equação é a seguinte v² = vo² + 2aΔs

200² = 0² + 2.a.2000
40000= 4000a
40000/4000 = a
a = 10m/s²        

R: a aceleração mínima deve ser de 10m/s² para que o referido avião atinja a velocidade necessária à decolagem neste comprimento de pista

Conhecendo o espaço e a aceleração podemos conhecer o tempo que ele gasta para decolar.

S= so + vo.t +a.t²/2
2000= 0 + 0.t + 10 . t²/2
4000 = 10.t²
400=t²
t=  \sqrt400}
t = 20s 



2 5 2