Respostas

A melhor resposta!
2014-01-24T22:24:06-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Por que / Porque / Por quê / Porquê

Por que - usado nas interrogativas diretas e indiretas.

Interrogativa direta: Por que você não foi para a reunião?
Interrogativa indireta: Não sei por que você não foi à reunião.
Por que = por qual motivo ou por qual razão.

Porque (junto sem acento) - Pode ser:
conjunção explicativa: - Ex: Não fui à reunião porque estava doente.
conjunção causal - Ex: a corrupção não foi varrida do país porque atende a interesses do poder.

Por quê (separado com acento) - final de frase com ponto de interrogação.
Ex: Você não foi à reunião por quê?

Porquê (junto com acento) - substantivado.
Ex: Qual o porquê da sua dúvida?
1 5 1
muito obrigada!!!
De nada!
Obrigado pela marcação.
imagina, mereceu! haha
Adriel também respondeu bem, mas como só tem direito a melhor resposta apenas uma, então obrigado por escolher a minha.
2014-01-24T22:31:18-02:00
Existem 4 tipos

(Separado sem acento)
Por Que: Ele pode ter o significado de por qual razão” ou “por qual motivo”.
Normalmente usado em
 perguntas. 
Exemplo: Por que você não acessou o brainly hoje ?
Perceba que pode ser substituído 
“por qual razão”,"qual motivo" ...
Por qual razão/motivo você não acessou o brainly hoje ?

(Separado com acento)
Por QuêEle pode ter o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”.
Normalmente usado em perguntas em final de oração.
Exemplo: Você não acessou o brainly,por quê?
Perceba que pode ser substituído “por qual razão” ou “por qual motivo”...
Você não acessou o brainly,por qual razão/motivo?

(Junto sem acento

Porque: Ele pode ter o significado de uma conjunção explicativa,"pois",“por qual razão” ou “por qual motivo”.
Normalmente usado em frases explicativas. 
Exemplo: Não acessei o brainly hoje porque meu PC foi roubado.
Perceba que ele pode ter o significado de uma conjunção explicativa,"pois",“por qual razão” ou “por qual motivo
Não acessei o brainly hoje pois,meu PC foi roubado.

(Junto com acento)
Porquê: É o mais  fácil de se memorizar.Tem valor de substantivo e vai ser sempre acompanhado de artigo.
Exemplo: Gostaria de saber o porquê de sua ausência. 
E pode ser substituído por "motivo","razão" e tal.
Gostaria de saber o motivo de sua ausência. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É um pouco complicado de memorizar todas,mas se ficar praticando o emprego dos porquês e aplicar os conceitos corretamente vai dar tudo certo.
Se tiver dúvida de diferenciar os porquês,apenas faça o teste de substituição ...
Na frase seguinte :
Não acessei o brainly hoje porque meu Pc foi roubado.
Se eu substituir pelo substantivo "motivo",a frase vai perder um pouco no sentido.
Veja ...
Não acessei o brainly hoje motivo meu PC foi roubado.
Logo,o uso do "porquê" não é aconselhável.
Vamos ver outra ...
Se eu substituir pela conjunção explicativa "por qual razão","por qual motivo" e tal a frase vai estar desconexa,sem sentido.
Veja ...
Não acessei o brainly hoje por qual razão/motivo meu PC foi roubado.
Logo,o uso do "por quê" e "por que" não é aconselhável.
Acho que é isso.
Até mais !
 :)