Respostas

2014-01-28T19:17:47-02:00
Seno, Cosseno e Tangente são itens que integram as razões trigonométricas no triângulo retângulo, além desse temos outros como cotagente, secante, entre outras.
Esses itens são utilizados quando se tem o ângulo dado e você sabe ao menos uma medida do lado. Daí cabe a você saber a situação correta em utilizar de acordo com suas necessidades.

Conceitos:

Seno : sen =    CATETO OPOSTO / HIPOTENUSA   ( Cat. oposto é aquele que fica do outro lado do ângulo na diagonal, e sempre é o que fica mais distante entre esses dois catetos. a hipotenusa você mata de cara, aí fica faltando o cat. oposto e o cat. adjacente. Achando o cat. oposto sobra logicamente o cat adjacente que é utilizado na razão Cosseno.

Cosseno : cos =  CATETO ADJACENTE / HIPOTENUSA    ( Novamente cateto adjacente é o que fica mais perto daquele ângulo. Dica: Vá por eliminação, ache primeiro a hipotenusa, depois cat. oposto e em seguida cat. adjacente.

Tangente = tg = CATETO OPOSTO / CATETO ADJACENTE.   ( Depois de ter dominado onde achar cada cateto, fica bem mais fácil).

Por fim lhe aconselho a dar umas olhadas nos ângulos notáveis (30,45,60,90,120) que são suma importância e vão na maioria das vezes auxiliar o uso do seno cosseno e tangente.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-01-28T19:19:47-02:00
Um triangulo tem 3 lados e seus tamanhos sao respectivamente medidos em seno cosseno e tangente,
parece idiota uma definição mas não é, pois nem sempre um triangulo terá lados iguais, ou seja o encontro de um lado com o outro poderá ser um grau diferente em cada ponto.
assim sendo primeiro precisamos saber identificar cada lateral:
imagine um quadrado com uma linha em diagonal de uma ponta a outra
vc terá 2 triângulos unidos,
agora descarte um dos triângulos,
o triangulo que sobrou você segura e observa que ele possui uma parte maior e duas menores,
sendo assim, vc poderá chamar a parte maior de HIPOTENUSA, e os demais lados de  CATETOS,  o cateto oposto(CO) ficara com uma maior área linear de frente para a hipotenusa
intuitivamente podemos definir que ele tem esse nome pois faz oposição a hipotenusa.
o lado que possui menor metro linear de frente para a hipotenusa é chamado de cateto adjacente(CA). partindo da noção intuitiva que ele tende a lateral da hipotenusa.
os catetos serão informados também com um simbolo quadrado com um ponto no meio,
os lados que tocarem esse simbolo sempre serão os catetos.
agora para obter grau de algum encontro de extremidades você pode utilizar a lei dos senos cossenos e tangentes
que consiste simplesmente em dividir um dos catetos pela hipotenusa para encontrar o angulo oculto(logicamente você precisa conhecer o valor de um dos catetos e da hipotenusa) onde o seno é a divisão do CO pela hipotenusa,
cosseno é a divisao do CA pela hipotenusa
e tangente a divisao do CO pelo CA
quando voce possui o valor dos dois catetos e precisa apenas descobrir a hipotenusa,
é comum utilizar o teorema de pitagoras, que consiste na seguinte premissa:
"se elevarmos a hipotenusa ao quadrado, ela sera igual a soma do lado oposto ao quadrado com o lado adjacente ao quadrado"
ou seja: h² = b²+c².

espero ter ajudado!
2 5 2