Tarefa

Por que a familia real portuguesa veio para o brasil

por Izabely

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Izabely

Respostas

Respostas

2
MATHSPHIS respondeu
Para fugir de um confronto com as tropas de Napoleão Bonaparte, que decretou gurra a Portugal porque este violou o bloqueio comercial marítimo imposto por Bonaparte à Inglaterra.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Falarodrigo respondeu
Cara Izabely,

Isso se deveu ao bloqueio continental, que foi uma tentativa de Napoleão, da França, para enfraquecer a Inglaterra economicamente, consistindo em proibir os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra, bem como de receberem navios ingleses em seus portos.

A maior reação adversa que a França enfrentou entre os países foi a desobediência de Portugal em fechar os portos à Inglaterra, culminando com a fuga para o Brasil da família real, dos funcionários públicos, da corte, bem como de muitos outros portugueses. Desse modo, o Império Português seguiu mantendo comércio com os britânico, garantindo um mercado importante para o comércio inglês.

 Com a chegada ao Brasil, o rei determinou que o Brasil deixava de ser colônia, passando à condição de reino e sede do Império Português, decretando a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo a ampla entrada de produtos ingleses, com uma taxa de impostos bem menores que o pratica com os de outras nações. O rei possibilitou, ainda, as seguintes mudanças:

a) Permitiu-se a circulação de publicações e jornais no Brasil (era proibido antes);

b) O rei, após receber terras e fazendas de um traficante de escravos, respaldou e ampliou gigantescamente o tráfico negreiro no Brasil;

c) A Biblioteca real, uma das maiores do mundo na época, foi transferida ao Brasil, compondo a atual Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro;

d) Permitiu a instalação de fábricas, com a de pólvora, no Brasil;

e) Criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, bem como Academia de Belas Artes.

f) Prosperidade econômica, haja vista que os milhares de pessoas vindas com a família real trouxeram dinheiro, joias, livros, e outros recursos importantes para o desenvolvimento econômico da região naquela época.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...