Tarefa

Foto de perfil do usuário izabely

Por que a familia real portuguesa veio para o brasil

por que a familia real portuguesa veio para o brasil  por Izabely

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Izabely

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário MATHSPHIS
MATHSPHIS respondeu
Para fugir de um confronto com as tropas de Napoleão Bonaparte, que decretou gurra a Portugal porque este violou o bloqueio comercial marítimo imposto por Bonaparte à Inglaterra.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário falarodrigo
Falarodrigo respondeu
Cara Izabely,

Isso se deveu ao bloqueio continental, que foi uma tentativa de Napoleão, da França, para enfraquecer a Inglaterra economicamente, consistindo em proibir os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra, bem como de receberem navios ingleses em seus portos.

A maior reação adversa que a França enfrentou entre os países foi a desobediência de Portugal em fechar os portos à Inglaterra, culminando com a fuga para o Brasil da família real, dos funcionários públicos, da corte, bem como de muitos outros portugueses. Desse modo, o Império Português seguiu mantendo comércio com os britânico, garantindo um mercado importante para o comércio inglês.

 Com a chegada ao Brasil, o rei determinou que o Brasil deixava de ser colônia, passando à condição de reino e sede do Império Português, decretando a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo a ampla entrada de produtos ingleses, com uma taxa de impostos bem menores que o pratica com os de outras nações. O rei possibilitou, ainda, as seguintes mudanças:

a) Permitiu-se a circulação de publicações e jornais no Brasil (era proibido antes);

b) O rei, após receber terras e fazendas de um traficante de escravos, respaldou e ampliou gigantescamente o tráfico negreiro no Brasil;

c) A Biblioteca real, uma das maiores do mundo na época, foi transferida ao Brasil, compondo a atual Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro;

d) Permitiu a instalação de fábricas, com a de pólvora, no Brasil;

e) Criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, bem como Academia de Belas Artes.

f) Prosperidade econômica, haja vista que os milhares de pessoas vindas com a família real trouxeram dinheiro, joias, livros, e outros recursos importantes para o desenvolvimento econômico da região naquela época.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...