Respostas

2014-01-28T23:47:31-02:00

Na Rússia ainda governada pelo regime czarista,o desenvolvimento industrial também foi estimulado pelo governo,que realizou empréstimos no exterior para construir estradas de ferro e para instalar empresas (geralmente estrangeiras) de diferentes áreas,mas principalmente têxtil,de extração de carvão e de minério de ferro.

A princípio,temos pequenas distinções entre czarismo e absolutismo:
No primeiro,foi marcado pelos czares,sendo exclusivo da  Rússia e onde o seu poder provinha da aristocracia.O segundo foi marcado pelos monarcas(monarquia absolutista,por exemplo), e o seu poder provinha da nobreza,sendo mais abrangente do que o czarismo( França é dada como o grande exemplo do regime absolutista, pelo menos até a Revolução Francesa).

Quanto à relação da Primeira Grande Guerra e a Revolução Russa,podemos dizer o seguinte:
"Se sua casa está caindo aos pedaços, não se preocupe com o jardim". A Rússia não tinha condições de ir para guerra( a maioria dos soldados eram camponeses,as armas eram bastante ultrapassadas,a produção industrial e o sistema de transportes também eram insuficientes). Consequentemente,a entrada da Rússia na Primeira Guerra trouxe graves problemas e revoltas populares.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-01-28T23:53:43-02:00
- A Revolução Industrial não aconteceu na Rússia,que se manteve como um país essencialmente agrícola. O país permaneceu à margem da industrialização acelerada que ocorreu em outros países da Europa, especialmente na Inglaterra, França e Alemanha.

- Ambos os regimes apresentavam um soberano que detinha poderes sobre a economia,a sociedade e a política, com pouca distinção entre o público e o privado. Entretanto, o czarismo tinha uma característica mais autocrática, enquanto no Absolutismo o rei procurava mediar os interesses dos grupos hegemônicos, como a burguesia e aristocracia. Existiam nos regimes absolutistas  parlamentos ou assembleias que eram consultadas pelo rei; portanto, ele não possuía um poder total na sociedade.

7 5 7