Odair tem um dívida no cheque especial de 1384 reais. Ele conversou com o gerente do banco que propos a quitação da dívida em 3 parcelas de 500 reais mensais. Odair está em dúvida, pois há um investimento excepcional que promete jutos de 5% ao mês. sabendo que o juro do cheque especial é de 8% ao mês, responda:

Se odair optasse por pagara dívida em 3 parcelas, quantos por cento a mais do total da dívida ele pagaria?

2
é juros simples ou composto?
simples
SAY MY NAME

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-29T20:21:29-02:00
J =  \frac{C.i.t}{100}  \\  \\ J = \frac{1500 . 8 . 3 }{100} \\ \\ J = 360
somando o juros ao capital temos
1500+ 360 = R$1860,00

agora vamos calcular quantos porcento ele pagará a mais
1500   100%
1860     X
X =  \frac{1860 . 100}{1500} \\ \\ X = 124
X é igual ao capital acrescido aos juros, subitraindo 124% do Capital, teremos os 24%, que é o quanto ele pagou a mais
3 4 3
2014-01-29T20:28:56-02:00
Sua resposta está errada GustavoAraujo, o correto seria o seguinte:

3 parcelas de 500 reais = 1500 reais
Dívida = R$1384,00
1500-1384 = 116

x/100 . 1384 = 116

x= 116.100:1384
x=8,4% (arredondando)

Resposta final: Se Odair optasse por três parcelas, pagaria 8,4% a mais em média.
4 4 4
Comentário foi eliminado
por isso deduzi que deveria aplicar juros aos 1500
Entendi sua lógica, mas não é esse o conceito;