Respostas

2014-02-01T15:23:51-02:00
Oi Thaynara!
O albinismo é uma característica recessiva genética.
Quando uma pessoa e albina, se diz que essa pessoa expressa o fenótipo(características expressas quanto ao seu genótipo) para albinismo, ou seja, ela apresenta fisicamente as características dos albinismo(cabelos brancos, pele sem pigmentação, olhos claros, etc) por causa de seu genótipo( a informação contida em seu DNA). E seu genótipo( o código inscrito no DNA da pessoa) deve ser representado por letras minúsculas(quando homozigoto recessivo, e maiúscula quando homozigoto dominante) por exemplo: "aa", pois o albinismo é um genótipo homozigoto recessivo.
Resumindo:
Alelo: São as opções de um gene. (por exemplo: alelos para olhos azuis, alelo para pele negra, alelo para cabelo ruivo, etc são as variantes de uma característica) 
Gene: É a característica que está sendo observada, tendo várias opções de alelos(ex.: gene para cor de pele; gene para cor de cabelo; gene para cor de olhos, etc.).
Genótipo: É o código genético que dará a informação sobre determinada característica.(Nesse caso do albinismo, o gene em questão é o para presença ou ausência de melanina, que é o que dará pigmentação para pele,cabelo,olhos, e como a pessoa é albina ela terá presença de melanina no seu genótipo).
Fenótipo: São as características fisicamente expressas pela pessoa(de acordo com o seu genótipo).

Espero ter ajudado! Se ficou alguma dúvida confusa pode me perguntar que eu tento explicar de uma forma melhor e mais simplificada ^^
Bons estudos!
1 5 1