Respostas

A melhor resposta!
2014-02-01T18:00:50-02:00
Vocativo é sempre utilizado quando está se dirigindo a alguém ou algo, usa-se entre virgulas se estiver no meio da frase e se estiver posicionado no começo ou no final é separado só por uma vírgula.

Exemplo: JOÃO, vá pegar meu celular no quarto.(pessoa)

parabéns, BRASÍLIA, pelos seus 50 anos
(cidade)
2 5 2
É um chamamento.Serve para pôr em evidência o ser a quem nos dirigimos, sem manter relação sintática com outro. Ex: Deus, ajudai-me! Maria
Bati o dedo, sem querer, e a mensagem seguiu. Continuando o exemplo: Maria, vem aqui!
Quem comprou tantas batatas? Responde, José!
2014-02-02T12:16:04-02:00
É o termo da oração  por meio da qual chamamos ou interpretamos o nosso intelecto real ou imaginário .  o vocativo não possui relação entre  sintáctica a outra expressão da oração, ou seja , não estar relacionada ao sujeito com o predicado .