Tendo como parâmetro as telas a seguir, e os vários conceitos antropológicos vistos na disciplina, responda: Que prática NÃO pode mais ser tolerada nas relações entre povos e etnias? Alternativas


1 - Consideração sobre o “outro” tendo como referência o relativismo cultural

2 - Atitude entre indivíduos, grupos e povos baseada na visão etnocêntrica 3 - A individualidade, por que demarca diferenças entre pessoas 4 - O multiculturalismo, pois promove influências mútuas entre diferentes povos em termos de cultura 5 - Cientificismo e produção de conhecimentos com base em rigorosos métodos de pesquisa

1

Respostas

2013-04-24T12:53:14-03:00

O casamento consaguineo é um bom exemplo, são consideradas incestuosas, geralmente, as relações entre pais e filhos, entre irmãos ou meio-irmãos, entre tios e sobrinhos. Em alguns países ou jurisdições, entretanto, este tipo de casamento é proibido por lei, derivando daí o caráter incestuoso do ato, nestes casos. Para o cristianismo o incesto é considerado um pecado pois é contra a instituição familiar.

Eu pesquisei antes se havia alguma outra cultura no mundo que aceita o casamento entre irmãos e não encontrei, todos são contra, por termos não só religiosos, mas também pela genetica.

A procriação entre parentes próximos (inbreeding) tende a aumentar o número de homozigotos de determinada população, reduzindo, portanto, a variabilidade genética da mesma. Essa é talvez uma das explicações do tabu do incesto: o incentivo à mistura genética. Mais importante, no entanto, talvez seja o incentivo à exogamia pela razão de que ela amplia as relações positivas e sobretudo comerciais entre grupos sociais distintos. Do contrário, não haveria a sociedade como a conhecemos, pois as famílias fechariam-se, eventualmente tornando-se um povo, uma etnia, à parte.

Espero ter ajudado.