Respostas

2014-02-02T17:12:21-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se é paralela à reta r: 3x- 2y = 6 tem o mesmo coeficiente angular, que é

m = 3/2

A sua equação é:

y-3=\frac{3}{2}(x-1) \\
\\
2y-6=3x-3\\
\\
\boxed{3x-2y=-3}
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-02-02T17:16:00-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para ser paralela, as retas devem possuir o mesmo coeficiente angular. A gente pode descobrir facilmente o coeficiente da reta "r". Basta passar para sua forma reduzida e ver o número que acompanha o x.

3x-2y=6
\\\\
2y = 3x-6
\\\\
y = \frac{3x}{2}-\frac{6}{2}
\\\\
\boxed{y = \frac{3x}{2}-3 }
\\\\\\
coeficiente (m) = \frac{3}{2}

Agora pegando um dos pontos e o coeficiente, jogamos na equação fundamental:

y-y_{0} = m(x-x_{0})
\\\\
y-3 = \frac{3}{2}(x-1)
\\\\
y-3 = \frac{3x}{2}-\frac{3}{2}
\\\\
\frac{3x}{2}-y = \frac{3}{2}-3 \ \ \ \times 2
\\\\
3x-2y=3-6
\\\\
\boxed{3x-2y = -3}
\\\\\\
\boxed{\boxed{\text{Alternativa D}}}
2 5 2