Respostas

2013-04-24T14:02:54-03:00

 Natural pelo que somos e cultural pelo que fazemos.A partir de toda e qualquer interferência do homem sobre o ambiente em que vive estabelece-se já uma diferenciação entre o viver natural e o cultural.
Exibimos comportamentos naturais tais como procriar e defender-se, ao mesmo tempo que culturalmente estabelecemos padrões particulares: o que é comestível, em quais ocasiões, famílias patriarcais ou matriarcais, etc.
As realidades naturais e as dinâmicas de sobrevivência condicionaram a evolução distinta das comunidades humanas. Não um mero determinismo, mas é evidente que as condições distintas de abundância de água ou sua escassez determinam formas diferentes de uma dada comunidade relacionar-se com a água.
Os seres humanos são capazes de abstrair a experiência imediata, recuperando pela memória algo que já ocorreu ou antecipando-se; já os animais manifestam uma maior capacidade instintiva, que em nós foi substituída pela aprendizagem, pela linguagem, pela memória física (pinturas, livros, música...), etc.
Para Marx, o homem recriava-se pelo trabalho. Um cavalo ou boi trabalha? No sentido estrito desta idéia inicial, não; eles não evoluem ou se reinventam. Os homens desenvolveram continuamente ferramentas e meios de aprimorar a execução de tarefas pela rapidez, pelo aumento da habilidade ou pelo aprimoramento da qualidade.
O viver natural aponta-nos para a liberdade - que pode ser também a barbárie, enquanto o viver cultural estabelece regras e valores que podem garantir a liberdade tanto quanto sua inexistência.

11 4 11