A globalização e os direitos sociais

Os valores cultivados nos dois últimos séculos, sobretudo a partir da encíclica Rerum Novarum e do Manifesto Comunista, que colocam o trabalho humano como o elemento mais valorizado da produção econômica, estão seriamente ameaçados.

A globalização da economia, se por um lado contribuiu para baratear o preço das mercadorias, permitindo que, numa primeira etapa, um maior número de pessoas possam adquiri-las, está privilegiando somente o mercado e desprezando a pessoa daquele que produz as mercadorias.

É preciso refletir, porém, sobre o que será a segunda etapa deste processo, pois o fato é que o mercado consumidor é constituído em grande parte pelos trabalhadores assalariados e, se estes perdem o emprego ou passam a ganhar salários irrisórios, deixarão de ser consumidores e a parte do mercado por eles representada deixará de existir, comprometendo a única finalidade aceitável da globalização, que é, afinal, a de permitir o acesso das grandes massas aos produtos do mercado.

De acordo com o texto, qual é a principal finalidade da globalização da economia?

Que consequências geraria a perda de emprego ou recebimento de salários irrisórios dos trabalhadores do mercado?

1

Respostas

2014-02-03T09:40:14-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Está respondido na imagem. Além de responder, tentei mostrar como localizar a informação desejada no texto.
0