Gt achei esse site hj, portanto sou nova aki, e eu seria muito grata pra quem puder me ajudar a responder essa pergunta: tres numeros estao em P.A quais sao esses numeros se o produto deles é 420 e a soma deles é -12. desde ja agradeço!!

2
Seja bem vinda :)
obrigada :)

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-03T19:46:18-02:00
PA : x-r ; x ; x+r
soma : x-r + x + x+r = -12
3x = -12 ==> x = -4
produto : (-4-r)(-4)(-4+r) = 420
(16-r²) = -105
r² = 121 ==> r = 11
PA : -4-11 ; -4 ; -4+11
ou -15 ; -4 ; 7 (resp)
2 4 2
desculpa se estou te incomodando, mais vc poderia me explicar o q significa o x-r; x; e o x+r
2014-02-03T19:53:50-02:00
X-r, x, x+r , são os numeros da P.A., então

(x - r) + X + (X +r) = -12

x-r+x+x+r = -12
3x = -12,  x= -4

(x-r) . x . (x+r) = 420
(-4-r). (-4). (-4+r)=420
( 16+4r)(-4+r) = 420
-64+16r-16r+4r^=420
4r^= 420 + 64
4r^= 484
r^= 484/4    r^= 121    r=11, então P.A. -15, -4, 7