Respostas

2014-02-04T22:19:34-02:00
Vc é a ''racista'' Digamos qe vc comece a ofender verbalmente a pessoa por causa da sua cor (negra) . Ofender VERBALmente nunca fisicamente, então a pessoa começa a falar como : Gente de cor negra não merece ser chamada de gente, Fica na sua pois gente ''preta'' não merece o meu respeito.....E assim por diante, como não falar com a pessoa só porque tem a pele escura , só porque vc é branca não significa qe as pessoas negras não tem o mesmo direito qe vc ,tem até ocasiões qe a pessoa não é aceita no trabalho porque é negra ..Pra mim branco , preto , pardo , todos temos  o mesmo direito =D
1 1 1
2014-02-04T22:40:09-02:00
Cara Mariana, tente a dica abaixo:

O primeiro passo e propor uma definição de racismo para ser trabalhada, e uma bem simples é defini-lo como uma das formas de preconceito em relação a pessoas de determinada raça, segundo o qual é traçado um marco divisório segregando as pessoas de diferentes raças tendo por base características moralmente irrelevantes.

Depois é importante perceber a diferença entre argumentos racistas e argumentos raciais, como por exemplo, afirmar que negros têm a pele mais forte para o sol ou que têm melhores habilidades para a dança, são simplesmente comentários raciais; enquanto que, feitos de forma pejorativa acrescentando ao comentário algo contra a moral do homem médio, tais comentários passam de raciais para racistas.

Do mesmo modo comentar os caucasianos têm a pele mais oleosa, também é um comentário puramente racial, pois descreve uma característica da raça. Atribuir à raça de caucasianos uma condição humilhante em função desta característica seria racismo.   Assim como há comentários que segregam os grupos em função de suas raças, ocorrem atitudes que fazem o mesmo, como dar emprego para pessoa de boa aparência, excluindo-se do rol de prováveis candidatos, as pessoas de determinada raça.

Baseada nas diferenças entre o que é um fato racial ou racista, tudo aquilo, ou seja, atos ou comentários que excluam ou ofendam pessoas por conta de sua raça será racismo.   Seguem algumas atitudes racistas contra uma raça hipotética “B” (que pode ser asiática, indígena, caucasiana, negra, etc):  

Não contratar em função da raça;
Pagar menor salário pelo mesmo cargo em função da raça;
Não dar acento para um idoso da raça que discrimina, e dar para outro que chega depois da sua raça;
Fazer comentários pejorativos em relação ás pessoas de outras raças.

Daí você vai aumentando a lista. Seria interessante abordar o tema de cotas atribuído às minorias, pois envolvem um limite tênue entre proteção e declaração de inferioridade.

O argumento que os racistas usam para segregar outras raças são defendidos por estes em face da crença de sua superioridade. Como exemplo histórico temos o nazismo.

Boa sorte