Respostas

A melhor resposta!
2014-02-05T15:40:12-02:00
6) Sistema Tegumentar.
O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas. Como a pele é facilmente acessível,ela é importante nos exames físicos. A pele propicia: Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microrganismos invasores, regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos, sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
É formado pelas camadas Derme e Epiderme.

7) Tecido Adiposo.
O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico e isolante mecânico, pois absorve os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem.

8) Sangue.
O sangue é um tecido conjuntivo, constituído de plasma e glóbulos sanguíneos. Suas principais funções são: transporte de nutrientes, oxigênio, neurotransmissores, hormônios, imunoglobulinas, além de substâncias tóxicas para serem eliminadas.

9) Linfa.
A linfa é um liquido coagulável, de cor amarelo-claro, transparente ou opalino, de reação alcalina, que contém leucócitos e circula nos vasos linfáticos e nos espaços intercelulares.

10) Sistema Imune.
O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
Além dos leucócitos, também fazem parte do sistema imune as células do sistema mononuclear fagocitário, (SMF) antigamente conhecido por sistema retículo-endotelial e mastócitos. As primeiras são especializadas em fagocitose e apresentação do antígeno ao exército do sistema imune. São elas: macrófagos alveolares (nos pulmões), micróglia (no tecido nervoso), células de Kuppfer (no fígado) e macrófagos em geral.
1 5 1
2014-02-05T16:10:55-02:00
Sistema nervosa
Sistema digestivo
Sistema respiratório
Sistema cardiovascular
Entre outros ...!