Respostas

2014-02-14T01:51:19-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Davi,

A teoria do Big Bang ou a teoria da grande explosão consiste na ideia que há bilhões de anos, toda a matéria do universo esteve reunida em um único ponto, que explodiu, fazendo com que as galáxias e estrelas, dentre outros objetos astronômicos continuem a se distanciar, quase como "estilhaços de uma bomba".

Essa teoria é fruto de muitas observações e cientistas, sendo ainda hoje a melhor explicação para as atuais circunstâncias do universo.

Com o passar dos bilhões de anos, o número de elementos químicos foi aumentando, criando uma grande complexidade, que com outros fatores como a presença de água em estado líquido, captação da energia solar, atividade elétrica nos vulcões primitivos possibilitou o meio químico adequado para o surgimento de aminoácidos e as primeiras proteínas.

Nesse ambiente surgiram estruturas denominadas coacervados que apresentavam membrana, protegendo o fluido no interior. Entretanto, o que marcou o surgimento da primeira célula foi o aparecimento de código genético, possivelmente RNA, e, depois, DNA.

Com isso, tornou-se possível a reprodução através da replicação das células e o surgimento de mutações, com a atuação da seleção natural, dando início à evolução dos seres vivos.


Desse modo, a atual biologia apresenta na evolução um de seus pilares. Para explicá-la, Darwin estipulou o mecanismo de seleção natural, no qual ele analisou que, os indivíduos mais adaptados ao ambiente no qual vivem apresentam mais chances de sobreviver e reproduzir, passando suas características para seus descendentes.

Outro aspecto da teoria da evolução está baseado no mecanismo de seleção sexual. Como todos nós, Charles Darwin conhecia os pavões e outros seres coloridos. Ele se perguntava sobre qual a razão que levava os machos dos pavões a terem caudas tão longas e brilhantes, que dificultavam o vôo e a corrida, tornando-os presas mais fáceis aos predadores. Como esse tipo de plumagem mais vistosa, brilhante e colorida estava predominantemente presente nos machos, ele pode analisar que, aqueles indivíduos com as plumagem mais chamativas apresentavam maiores chances de demonstrar às fêmeas que estavam saudáveis e eram fortes o suficiente para sobreviver aos predadores, que se acasalavam com esses machos.


Sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como o vídeo da cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (procure pelo nome dela + ted).

1 5 1